ESCOLA TANCREDO É...

Ensinar, amar, sentir e sonhar!

terça-feira, 22 de maio de 2012

CONHEÇA O NOSSO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

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ESTADO DE RONDÔNIA
PREFEITURA DE ESPIGÃO DO OESTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EEEF TANCREDO DE ALMEIDA NEVES




 

PROJETO POLÍTICO  

PEDAGÓGICO




Ano 2012



IDENTIFICAÇÃO

PROJETO  POLÍTICO PEDAGÓGICO


UNIDADE ESCOLAR:
EEEF TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Endereço: Av. Nossa Senhora da Conceição nº 2693, Boa Vista do Pacarana – Espigão do Oeste –RO
Telefone (69) 34851144

ANO LETIVO:
2012

ABRANGÊNCIA:
TODOS OS FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E PAIS DA ESCOLA. 

DIRETOR:
MAURO APARECIDO BISERRA

VICE-DIRETORA:
CLEUNICI DE OLIVEIRA BENEDITO

SECRETARIO GERAL:
MESSIAS ALVES DOS SANTOS

SUPERVISÃO:
REGINALDO SILVA PEREIRA  

NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO OFERECIDO:
PRÉ-ESCOLA II  E 1º ANO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS:
PRÉ-ESCOLA: 21
1ª ANO AO 5º ANO: 184
6º ANO AO 9º ANO: 206
TOTAL DE ALUNOS: 411

                                  Fonte: censo 2011

Sala AEE: 04 (sendo 2 matriculados no 1º ano e 2 matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental)

1. DIAGNÓSTICO
1.1. Contextualização
1.1.1. Histórico:

A EEEF Tancredo de Almeida Neves esta, localizada em Boa Vista do Pacarana, na Avenida Nossa Senhora da Conceição nº2693, telefone (69) 34851144 Distrito de Espigão do Oeste – RO, a 85 km deste. Implantada no ano de 1985 pela comunidade, sob a jurisdição do município, para atender uma clientela bastante significativa, provinda de várias localidades. Pessoas que migraram para este Distrito e adjacências no período de fundação.
Suas atividades iniciaram-se neste mesmo ano (1985) em uma escola provisória com uma única sala de aula construída em madeira e coberta com eternit, localizada à Avenida Muiraquitã. Atendia as primeiras quatro séries do Ensino Fundamental, por um período de dois anos, tendo como professor o senhor Osmar Zimermann.
Em 09/03/1985 a escola iniciou suas atividades em novas instalações. Agora na Avenida Nossa Senhora da Conceição, neste Distrito, como Escola Multigraduada Tancredo de Almeida Neves, sob o Decreto nº 3087 de 23/10/1986. Construída em madeira com duas salas de aula e área para refeitório entre as mesmas. Desta vez o professor Osmar Zimermann contou com o apoio da Professora Isiléia Hamer Ludtke. Nesta época a escola contava com trinta e quatro alunos matriculados entre a 1ª e 4ª série.
Em 1986 foi construída uma nova escola em alvenaria com 05 salas de aula, dois blocos sanitário masculino e feminino, murada, coberta com eternit, forrada, pintada de branco com barrado verde e janelas de vidro. Uma dessas salas funcionava como direção, secretaria e sala dos professores. A antiga escola passou a funcionar como biblioteca. A partir de então as aulas passaram a ser ministradas por séries separadas.
Devido ao crescimento constante do número de alunos vindo do curso primário, houve a necessidade de implantação de ensino de 5ª a 8ª série. A falta de vontade política, por parte do Estado, a princípio, dificultou o anseio da comunidade, no sentido de liberação do prédio e contratação de professores habilitados para tal fim. A vontade da comunidade prevaleceu. Sob a liderança do senhor Reginaldo Pereira do Nascimento, em 1989, conseguiram o prédio para instalação e profissionais contratados por conta própria durante três meses. A partir daí o ensino para a 5ª série foi aprovado oficialmente e mantido pelo governo, nas dependências da escola. Assim aconteceu com as demais séries nos anos seguintes.
  Foi construída em 2001 três salas de aula melhorando muito o espaço físico da escola. A escola possui uma quadra poli esportiva coberta.
No ano de 2007 a escola ganhou do município com parceria do Governo do Estado ala administrativa com biblioteca, sala de supervisão, sala dos professores, direção, secretaria e também cozinha com dispensa e refeitório que ficou pronta em meados do mês de julho do ano de 2007.
Atualmente a escola atende uma média de 420 (quatrocentos e vinte) alunos de Pré-escola (5 anos) ao 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de escola multisseriada, do Distrito e de pequenas propriedades rurais. Funciona em dois períodos: matutino, vespertino e cede o espaço físico no período vespertino e noturno para a EEEFEM Sete de Setembro atender  alunos do Ensino Médio no Campo em parceria com município.

1.1.2. Contexto sócio-econômico e cultural
A Escola Tancredo de Almeida Neves está localizada em Boa Vista do Pacarana, na Avenida Nossa Senhora da Conceição nº2693, no telefone (69) 34851144, distrito de Espigão do Oeste. RO, a 85 km deste.
A comunidade escolar é formada por pequenos agricultores, produtores de leite, fazendeiros, madeireiros, comerciantes e funcionários públicos. Na maioria são cidadãos de baixa renda e com pouca instrução. Mas demonstram boa vontade na participação da vida escolar dos filhos e tem participação ativa com relação às atividades proporcionadas pela escola.
Trata-se de uma comunidade onde a cultura (estudos) esta sendo valorizada por varias necessidades, mas é bom lembrar que existem muitas dificuldades de algumas comunidades para chegarem à escola o principal problema no momento é o transporte escolar, sabemos que existe vontade política no sentido de investir em projetos que desperte em nossa gente a vontade de elevar o seu nível cultural.
São verdades que alguns membros deste grupo (comunidade escolar) não valorizam novos conhecimentos culturais, pois carregam consigo uma bagagem muito grande de conhecimentos tradicionais, vindos de suas famílias como o cultivo de lavouras e modo de cuidar dos animais (gado, porcos, galinhas, etc...) tudo a seu modo sem se importar com a técnica de cultivo e criação que com certeza aumentariam sua produção, mas podem ser úteis os conhecimentos prévios quando bem aproveitados dentro de projetos culturais.
A distância entre a cidade e este distrito assim como a distância entre os sitiantes e a escola são fatores que comprometem o crescimento cultural deste povo.  No primeiro caso onde a cultura esta sendo tema de valorização da comunidade vemos a dificuldade na chegada de materiais elementares para um bom desenvolvimento da educação. Os projetos e execução dos mesmos estão sendo feitos por profissionais qualificados.   No segundo caso (distancia entre sitiantes e a escola) é ainda caótico, pois a comunidade não dispõe de transporte escolar qualificado para o transporte dos alunos. São utilizados veículos que apresentam constantemente problemas mecânicos comprometendo até dois dias letivos numa mesma semana de aula. Estes quando quebram, os alunos precisam escolher um destino, ou voltar para casa ou seguir para a escola, às vezes com a barriga vazia. Essa rotina é cansativa, desgasta e pode desanimar o aluno, vindo acarretar a evasão escolar.
Em suma podemos dizer que além da cultura adquirida naturalmente esta comunidade demonstra hoje preocupação em ampliar seus conhecimentos.  Por outro lado à falta de acesso aos meios culturais tais como: livros, revistas, rádios, TVs, computadores. Outro fator que atrapalha a melhoria da escola é o fato dela pertencer ao Estado e falta vontade política para transferir a escola para o município em razão disto os investimentos municipais são poucos e levam este povo a ter uma grande preocupação neste fim, devido à falta de incentivos.  A escola somente com o corpo docente e administrativo não é capaz de proporcionar a comunidade tais incentivos, somente com a elaboração de projetos sem meios financeiros para executá-los.
(Texto baseado em dados levantados nos últimos dois anos e 2010 e inicio de 2011)

1.2. Caracterização
a) Clientela

A EEEF.Tancredo de Almeida Neves atende uma clientela de 411 alunos para os dois períodos, com a faixa etária entre 05 e 22 anos, sendo do sexo masculino de 54,25% contra 45,25% do sexo feminino. A religião católica fica com 80% dos alunos e 20% para dividir com outras religiões. É nascido em Rondônia um total 86% de nossos alunos que são filhos de família de agricultores que moram há vários anos em nosso estado e os demais alunos 14% vieram de outros estados. Uma grande parte dos familiares tem dificuldades financeiras e baixa escolaridade. Por este motivo e outros temos alunos distantes da escola 52 km que dependem do transporte escolar. Entretanto grande parte dos alunos são interessados e participativos.

                                                                                                             Fonte: censo 2011 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            b) Professores
O quadro docente é composto por 17 professores sendo que as idades variam de 28 a 51 anos, 14 são do sexo feminino e 03 do sexo masculino, 15 são habilitados no nível superior, 01 formado em letras, 01 graduado em matemática, 01 graduado em Ciências Biológicas, 01 graduado em Educação Física 09 em pedagogia e 02 cursam Pedagogia.  Com exceção de dois professores, os demais são residentes no distrito de Boa Vista do Pacarana sendo atuantes no ensino fundamental deste estabelecimento de ensino, alguns possuem  vínculos empregatícios com o estado trabalhando no Ensino Médio do Campo.
O tempo de serviço prestado na escola varia de 04 meses a 18 anos.

c) Direção, Corpo Técnico e Pessoal de Apoio Administrativo.
A escola é composta por um diretor, vice-diretora, um secretário geral, duas agentes administrativas, um supervisor, duas merendeiras, três zeladoras, dois bibliotecários, dois monitores de informática, dois vigias. Tendo um total de dezessete funcionários de apoio.  A idade varia entre 22 anos o mais novo e o mais velho 51 anos, sendo 10 do sexo feminino e 07 do sexo masculino. Com exceção de cinco funcionários todos residem no Distrito de Boa Vista do Pacarana. Com exceção de quatro, os demais cursam nível superior. Ressalvando que o diretor é graduado em pedagogia e pós – graduado no Ensino da Matemática, o supervisor é graduado em Normal Superior e pós – graduado em Gestão, Supervisão e Orientação escolar. Lembrando que alguns continuam em busca de aperfeiçoamento. O tempo de trabalho na escola varia entre 01 ano a 18 anos.

d) Dimensão Administrativa
A EEEF Tancredo de Almeida Neves tem a sua área toda murada, conta com uma quadra de esportes coberta e total de oito salas de aula, com oito quadros negros fixos, trinta e dois ventiladores de teto, oito mesas de professores, oito cadeiras, duzentas e catorze carteiras com cadeiras para os alunos, dois banheiros com três repartições com vasos sanitários, possuem um poço semi – artesiano de 54 m de profundidade, têm uma quadra poliesportiva com arquibancadas, (um palco, dois vestiários, dois banheiros, um almoxarifado em faze de construção desde ano de 2004) e seis refletores. Os materiais para cozinha são: duas geladeiras, três frízeres, uma pia, duas mesas, um fogão industrial de seis bocas, um armário de cinco portas, trinta panelas grandes, três  panelas de pressão, treze bacias de plástico, cento e cinqüenta pratos, duzentas colheres e garfos, cento e cinquenta copos, doze botijões de gás, um liquidificador industrial, um liquidificador . A sala dos professores tem dois banheiros, quatro ventiladores de teto, um condicionador de ar, um armário de madeira com quinze portas, uma mesa tipo escrivaninha de compensado, oito cadeiras de almofada, um bebedouro com capacidade de 20 litros de água, um computador com multifuncional, uma impressora jato de tinta e duas prateleiras industriais. A direção possui dois armários arquivo, um ventilador de teto, uma mesa, cadeira giratória em almofada, uma cadeira simples de almofada. A secretaria possui onze armários arquivo industrial, uma prateleira industrial, quatro mesas para computador, três computadores, três impressoras, um impressora multifuncional, dois ventiladores de teto, uma cadeira giratória em almofada, duas cadeiras com almofada, uma cadeira trançada, um balcão grande em duas partes e um jogo de sofá sem encosto traseiro três e dois lugares. A biblioteca tem cinco prateleira industrial, uma prateleira de madeira, dois ventiladores de teto, três mesas redondas em compensado vinte e sete  cadeiras em almofada, um computador, três globo mundi, mapas, livros de pesquisas, revistas, livros literários, DVDs, etc. A supervisão tem dois ventiladores, retro-projetor, uma mesa para computador, um computador, uma impressora a lazer,  duas mesas retangular em compensado, uma cadeira de almofada, dois armários industrial, uma prateleira industrial, uma cômoda em madeira, um arquivo industrial. A sala de informática possui uma mesa tipo escrivaninha, dez mesas para computador um armário industrial tipo arquivo, uma impressora a lazer, um dataschow, um projetor Proinfo, onze computadores uma caixa amplificada NPRC 360 e outra 150, 10 estabilizadores, um condicionador de ar, um bebedouro com capacidade de 20 litros, dezoito cadeiras com almofadas, um microssistem e uma impressora jato de tinta.  A sala da AEE funciona na sala da Supervisão que tem 03 computadores, duas mesas para computador, um televisor 32 polegadas, um aparelho de DVD, quadro branco, três cadeiras com almofada.
Atualmente o espaço físico da escola encontra - se em condições de funcionamento. Precisando melhoria na pintura, instalação elétrica, construção de duas salas de aulas, sala de vídeo, pátio coberto, reforma nos banheiros e na quadra de esporte.
As atribuições das funções estão definidas de acordo com seus cargos e a escola conta com alguns membros da A.P.P. que procuram manter o bom funcionamento da mesma.
O regimento escolar foi elaborado pela comunidade escolar, aprovado e homologado pela SEMED.  E a gestão escolar é feita de uma forma democrática e participativa da parte da administração da escola.
No início do ano letivo é feito o plano anual para melhor desenvolvimento do corpo docente e discente.   A avaliação dos acontecimentos na escola é feita através de conselho de classe com a participação de todo o corpo docente. É de costume fazer reuniões com os pais logo que é percebido o problema, são chamadas reuniões direcionadas e durante o ano é feito pelo menos duas reuniões que abrange pelo menos 90% dos pais. A não participação dos pais leva a escola a refletir e fazer uma visita à família que não participa da vida escolar do filho.

e) Dimensão Financeira
Todo ano a escola recebe recursos financeiros dos programas como: PDDE, PDDE acessibilidade, PDE e PROFMAE que a mantêm. Este dinheiro é administrado pela A P P. Com a participação dos membros da associação são direcionados os gastos nas áreas que apresentam maiores necessidades. Lembrando que toda a saída e entrada de recursos são registradas para prestação de contas á comunidade. Já a merenda escolar é servida todo o dia, sempre em dosagens corretas para evitar os desperdícios, e assim não existe falta de merenda neste estabelecimento pode haver improvisações modificando o cardápio de acordo com as necessidades.
f) Dimensão Jurídica
A dimensão jurídica é baseada na LBD, ECA, Constituição Brasileira e no Regimento Escolar.
A parte financeira é de competência do município e no caso de Administração, a Escola segue normas de funcionamento e gestão supervisionados por profissionais qualificados abrangendo a área de Recursos Humanos, regida também pela Escola e comunidade escolar.

g) Dimensão Pedagógica
Modalidade educação infantil (5 anos)
A pré-escola é destinada a promover o desenvolvimento integral das crianças até seis anos de idade. São espaços de formação também para os integrantes da equipe responsável e para as famílias. Para que o trabalho tenha condições de obter bons resultados, é muito importante que todos tenham clareza dos objetivos propostos e atuem de forma conjunta e construtiva.
A Educação Infantil tem como objetivos:
propiciar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social;
estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, por meio da linguagem escrita obtendo um conhecimento linguístico para viver o cotidiano e prepará-lo para o ingresso no ensino fundamental.
Modalidade de ensino fundamental.
A forma de organização nas séries iniciais: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, Ciências, são tratadas dominantemente como atividades. Já nas séries finais do Ensino fundamental são as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, LME Inglês, Técnicas de Redação, Educação Física, Arte, História, Geografia, Educação Religiosa, Educação ambiental, Ciências e Matemática.
O sistema de avaliação é baseado no seu progresso cognitivo, afetivo e psicomotor, contextualizando em termos sócio-econômico e cultural. Art. 109 do regimento escolar. A nota final do bimestre resultara de resultados obtidos das seguintes avaliações:
- 50% da nota com avaliações escrita (podendo haver mais de uma avaliação);
-10% de participação e interação dos alunos nas atividades propostas do bimestre no decorrer do mesmo;
- 30% de trabalho e pesquisa
- 10% a presença do aluno
Avaliação de Educação Física dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professo utilizara dos seguintes instrumentos para a conclusão da nota final do aluno:
a)    Exames biométricos;
b)     Testes práticos (respeitando a capacidade de cada aluno. E sempre que necessário adequar o exercício a capacidade do educando);
c)    Observações individuais;
d)   Pontualidade;
e)    Participação;
f)     Assiduidade.
Avaliação de Educação Física dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental é uma tarefa bastante complexa. Tal complexidade fica evidente quando se tenta avaliar o aluno no âmbito do jogo, em que, ao mesmo tempo, podem-se observar seus conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, ou seja, ao jogar ou movimentar-se o aluno demonstra seu conhecimento teórico, seu saber prático e suas atitudes em um determinado âmbito social. Portanto o mesmo usa as qualidades cognitivas, praticas e sociais ao mesmo tempo e no mesmo ambiente.
Um dos principais instrumentos de avaliação do professor de Educação Física é a observação e analise porem podem-se destacar outros meios pelos quais os alunos serão avaliados:
a)    Participação e assiduidade
b)    Aptidão física (respeitando o limite de cada aluno)
c)    Avaliação teórica
d)   Trabalhos em grupo
        Ressalvando que, a observação e a análise será o principal instrumento utilizado para avaliar e quanto a questão do critério de percentuais de pontuação, na Educação Física será seguidos os mesmos citados acima.
 O aluno terá direito em estudos de recuperação em todos os componentes curriculares, e ocorrera no final do ano letivo. Art.122 do regimento escolar.
A cada bimestre será realizada uma reunião para discutir sobre o novo padrão de avaliação adotado pela escola
A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais procederá da seguinte forma:
     Os alunos com necessidades educacionais especiais estarão sujeitos aos critérios de avaliação adotados para os demais alunos, mas com utilização de formas alternativas de comunicação e adaptação dos materiais didáticos e dos ambientes físicos às suas necessidades. Caso o aluno não acompanhe o mesmo ritmo dos demais, o registro de seu desenvolvimento será realizado através de uma ficha onde constarão suas habilidades e progresso.
Os alunos com necessidades educacionais especiais que não demonstrarem domínio dos conteúdos escolares a escola levará em conta o crescimento do aluno e no final do ano letivo decidirá sobre sua promoção. Cabendo a equipe gestora o professor da sala de AEE e o professor juntamente com a família decidir sobre seu progresso ou retenção. E a nota atribuída aos componentes curriculares será a mínima para aprovação. 
- Haverá uma sondagem diária, arquivadas todas as atividades realizadas, quando necessário será feito relatórios e todas as informações sobre o desenvolvimento dos alunos serão registradas em uma ficha de acompanhamento, como previsto no Plano de Ação da professora coordenadora da sala da AEE.
        Após o encerramento de todas as médias anuais serão feito umas verificações sobre as disciplinas consideradas pelos professores “disciplinas de peso”, são elas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História. As seguintes análises e considerações serão feitas pela equipe gestora :
- Após os estudos de recuperação se o aluno que por ventura ficar com uma média anual abaixo de 6,0 em uma das disciplinas citadas acima será feito a soma com as outras quatro disciplinas e dividido por cinco  e, se o resultado for igual ou superior a 6,0 o aluno será aprovado.  Este sistema de promoção não está prescrito no Regimento Escolar, mas a partir de 2012, passa a ter valor regimental.
O serviço pedagógico apresentou melhoras nos últimos anos, devido a necessidades da escola e a preocupação da administração municipal com a educação.
A nossa proposta curricular é baseada na realidade do aluno, sendo feita com atividades coletivas, como por exemplo, um dos projetos desenvolvidos é o do “Meio ambiente,” levando o aluno à reciclagem, reutilização e ao mesmo tempo promovendo a limpeza do pátio e levando o aluno à prática de bons hábitos de higiene.  

1.3. Análise de Dados
Analisando os dados levantados percebe-se que: o índice de aproveitamento da educação de nossa escola não apresentou significativas mudanças nos últimos anos. Houve uma oscilação nas taxas de reprovação e uma diminuição expressiva do número de matrículas em todas as séries do ensino fundamental.
A escola ainda tem grandes desafios a ser superados como:
·          É uma Escola Estadual mantida pela prefeitura, não houve interesse do Estado em repassar em definitivo a Escola para o município o que leva a administração municipal a restringir a aplicação de recursos em sua infraestrutura. Por esse motivo sua infraestrutura se encontra em péssimas condições, necessitando de reformas;
·          Outro fator é o transporte. Que mesmo tendo havido uma melhoria na frota, um fator climático, que são as chuvas muito intensas, dificulta a chegada dos alunos até a escola;
·          A escola não tem como trabalhar reforço no período contrário pelo fato da maioria dos alunos morarem na Zona Rural, não tendo como eles se deslocarem até a escola no período contrário;
·         Mesmo tendo uma preocupação por parte da administração municipal na realização de concursos para a contratação de professores, a escola enfrenta dificuldades com a falta de profissionais. Pelo fato do distrito se localizar muito distante da cidade os professores têm dificuldades de permanecer no local. Em muitos casos o professor nem chega a tomar posse;
·          A falta de professores principalmente nas áreas especifica. Tendo muitas vezes que profissionais da equipe gestora (supervisor, diretor e vice-diretor) assumir sala de aula para suprir essa falta;
·          Os pais raramente ajudam os filhos nos deveres de casa dificultando o trabalho do professor;
·          A resistência dos professores mais antigos em mudar a forma de avaliar se mantendo naquele modelo tradicional.
·          O cansaço dos alunos por causa da distância que eles têm de se deslocar até a escola. Alguns chegam percorrem uma distância de 52 km. Tendo que acordar muito cedo.
·          A migração de alunos que ficam na escola no período de estiagem e voltam para a cidade no período chuvoso;
·        O fechamento das serrarias, forçando muitos pais a mudarem para outras localidades;
Notamos que houve um aumento significativo na contratação de pessoal para secretaria, supervisão e outras áreas.
Quanto aos recursos didáticos houve uma melhoria na parte didática, tais como: Instalação da rede de internet aquisição de CDs, DVDs, aparelhos de DVD, aparelhos de televisão, computadores, impressoras, projetores de mídia     ( Diebold e Datashow), equipamentos para ajudar na Educação Especial, obras literárias, dicionários, livros de apoio pedagógico, uma copiadora multifuncional para a sala dos professores. Na relação escola e comunidade houve uma grande mudança, pois a comunidade começou a participar dos eventos e até em contribuir com os mesmos.
Quanto aos recursos destinados a escola houve um grande avanço. Hoje a escola conta com recursos do PDDE, PROFMAE e PDE. Recursos esses, que contribuem para o desenvolvimento da escola.

2. Definição de Concepções
2.1. Escola que queremos
A sociedade brasileira vive um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, ao mesmo tempo em que os avanços na cultura e na educação transcorrem de forma bastante lenta.
Diante dessa conjuntura, há uma expectativa na sociedade brasileira para que a educação se posicione na linha de frente da luta contra as exclusões, contribuindo para a promoção e integração de todos os brasileiros, voltando-se à construção da cidadania, não como meta a ser atingida num futuro distante, mas como prática efetiva.
Nossa escola, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura da sua própria comunidade e, ao mesmo tempo buscar ultrapassar seus limites, proporcionando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, como no que faz parte do parâmetro universal da humanidade.
Uma escola que zele pelo aprendizado do aluno para superar  retenção repentina;
Uma escola que pertença somente ao município para facilitar a aplicação de recursos por parte da administração municipal;
Uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos para melhorar o trabalho do professor;
Uma escola com um ambiente aconchegante. Para isso necessita de pintura, a construção de mais duas salas de aula e um pátio coberto.
Profissionais da educação e pais preocupados com o processo educativo. Como a adoção de novas metodologias por parte dos professores e um melhor acompanhamento por parte dos pais;
Uma escola que faça estudos sobre suas ações. Principalmente sobre a avaliação.
Para a valorização do exercício da democracia e aumentar o vínculo entre escola e comunidade escolar, os elaboradores do projeto propõe a eleição direta de diretor e vice, estando aptos a se candidatar para a ocupação do cargo: professores da escola com especialização em direção escolar, na ausência de um especializado que o candidato tenha a licenciatura em pedagogia. Professores com outras licenciaturas só poderão se candidatar ao cargo caso não haja interesse de nenhum pedagogo da escola pelo cargo.  Estarão aptos a votar: alunos (maiores de 16 anos), pais de aluno ( ou o responsável pelo aluno na escola), professores e funcionários. Ficando facultado ao atual diretor e vice, independente de suas escolaridades, candidatarem para os cargos que ocupam ou formar chapa com outro.

2.2. Missão

A EEEF Tancredo de Almeida Neves visa proporcionar uma educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.

3. Priorização de necessidades
- Buscar ajuda da comunidade escolar para manutenções físicas da escola, pois esta participação enriquece e valoriza a própria comunidade.
-Participação ativa dos pais nos eventos escolares visando um bom relacionamento entre professores e alunos. Pois o gostar dos pais pela escola e professores evitará a exclusão.
-Buscar melhorias nas áreas de literatura, pesquisa, esporte e palestras educativas com o apoio do corpo pedagógico e da própria comunidade.
-Trazer eventos culturais a fim de melhorar o relacionamento de alunos e comunidade com o meio social dos mesmos.
-Lutar em busca de melhorarmos o laboratório de informática, como:  a melhoria da infraestrutura e a aquisição de mais computadores e melhoria no sinal da internet. Sabemos que depende de vontade política para nossos alunos ter uma educação globalizada.
-Reforma geral na escola, construção de duas salas de aula e a construção de um pátio coberto;
-Incentivo para os professores que residirem no local.
-Adoção de novas metodologias pelos professores para facilitar o processo avaliativo.
- Mudança no sistema de avaliação
-Realizar estudos sobre avaliação.

4. Plano Estratégico da Escola

4.1. Objetivos
Garantir melhorias nas condições físicas da escola e ampliando as possibilidades do uso das tecnologias da comunicação e da informação.
Finalmente, é preciso estimular, de fato, o envolvimento e a participação democrática e efetiva da comunidade e dos pais nas diferentes instâncias do sistema educativo e, especialmente, criar mecanismos que favoreçam o seu envolvimento no projeto educativo da escola.
4.1.1 Objetivos Específicos
·      Reconhecer o nível de aprendizagem do aluno e suas formas de expressão;
·      Avaliar o aluno individualmente, verificando erros e acertos, buscando a recuperação do mesmo;
·      Dar condições ao aluno de liberdade, afeto e organização, elemento constante para um bom desenvolvimento do trabalho do aluno;
·      Despertar o interesse da comunidade, para termos uma educação de qualidade e na preservação da estrutura física da escola;
·      Aumentar o nível de conhecimento do aluno;
·      Manter  a qualidade da merenda escolar;
·      Diminuir o índice de repetência e evasão;
·      Proporcionar grupo de estudo para trabalho, integrando aluno e professor;
·      Promover palestras e projetos como forma de incrementar o processo Ensino Aprendizagem.
·      Proporcionar aos alunos momento de lazer e cultura, através de modalidades esportivas, gincanas e passeios.
4.2. Metas
·      Realização dos projetos no decorrer do ano letivo (Projetos culturais, sócio educativos, esportivos, etc.);
·      Ampliação da área de lazer para o dia – a – dia dos alunos (5 e 6 anos) e da comunidade, que será feita até Setembro de 2013
·      A valorização do profissional da educação para a comunidade, no decorrer do ano letivo;
·      Incentivar a participação dos pais no acompanhamento dos filhos no decorrer do ano letivo;
·      Profissionais qualificados para as áreas de: diretor, vice-diretor, supervisor, professores para manutenção do quadro permanente da escola para melhorar e realizar com êxito a tarefa educativa no decorrer do ano letivo;
4.3. Estratégias
- Fazer um documento e encaminhar a administração do município solicitando a reforma da escola, a construção de duas salas de aula e construção de pátio coberto.
- solicitar da administração municipal que normatize a eleição para diretores.
- aproveitar os recursos destinados a escola dos vários programas para a compra de material de material didático e equipamentos de apoio pedagógicos.
-Para a realização de projetos, durante o ano letivo serão divididos grupos que tenham os mesmos ideais, professores e alunos.
-Para ampliação da área de lazer a comunidade terá um papel muito importante não só na mão de obra, mas também com ideias, de jardinagens, espaço geográfico e a própria participação no espaço criado.
-A escola promoverá grupos de estudo com a participação dos alunos enfatizando assuntos polêmicos como “drogas, sexo e bulling”. Os professores serão os mediadores e juntos aos alunos produzirão teatros, cartazes e jornais.
-Através de reuniões com os pais cada professor fará uma pequena apresentação de seu plano bimestral, com isso os pais terão ideia do trabalho de cada um, podendo assim participar e valorizar o  trabalho deles.
-Enviar aos pais documentos com o propósito de incentivá-los a ajudar na participação de um processo democrático da escola. Lembrando-os que uma pequena contribuição, participação e acompanhamento ao seu filho farão com que todos se sintam bem.   
-Conscientizar a comunidade da importância dessas metas e estratégias e juntos buscar recursos aos órgãos competentes.
Para isso devemos realizar campanhas que visam o benefício da escola, alunos e comunidade. E fazer assim jus o direito que temos como cidadãos a uma educação de qualidade. Levando em consideração também o direito que temos ao esporte, o lazer e a cultura.
4.4. Ações direcionadas
- Realização de avaliações para identificar as dificuldades dos alunos;
- Realizações de reuniões para haver um acompanhamento conjunto; entre professor e pai de alunos;
- Desenvolver atividades pedagógicas recreativas de Língua Portuguesa e de preservação do meio ambiente nas turmas de 1º ao 5º ano;
- Desenvolver debates em sala de aula comparando textos com o dia-dia do aluno, com os alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamenta;
- Promover concurso de poesia;
- Promover confecção de cartazes e panfletos para a melhoria da produção e interpretação de textos e compreensão da realidade social com os alunos dos7° e 8º anos.
- Disponibilizar horários diferenciados na semana para atendimentos dos alunos que apresentam dificuldades nos componentes curriculares críticos;
- Elaborar um cronograma contendo dias e horário das atividades pedagógicas recreativas de língua portuguesa;
- Promover gincana envolvendo todos os alunos da turma para despertar o gosto pela a leitura.
 - Trabalhar escrita e leitura com todos os alunos. Dando prioridade aos que tem mais dificuldade e aos que aos que ficaram retidos no ano anterior.
- Elaborar fichas de sílabas para a junção dos alunos que ficaram retidos com o restante dos alunos.
- Disponibilizar reforço para alunos com baixo rendimento.
- Introduzir no cotidiano dos alunos jogos pedagógicos que já contem na escola para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Promover atividades recreativas em que os números estejam presentes, juntamente com o professor de educação física Marcel Sens.
4.4.1. Ações direcionadas relativas à sala AEE (Atendimento Educacional especializado)
 Objetivo Geral
   Complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Objetivos Específicos:
·      Favorecer o atendimento especializado dentro da escola;
·      Especificar no planejamento anual todas as metas a serem atingidas no Decorrer do ano letivo;
·      Promover a inclusão dentro da escola;
·      Promover atividades de inclusão dentro da escola que envolva a família e a sociedade nesse processo;
Metas do professor:
·      Valorizar os recursos destinados a acessibilidade que serão aplicados no ano de 2012;
·      Elaborar um calendário contendo dia e horário de atendimento na sala da AEE;
·      Disponibilizar tempo necessário para atendimento na AEE;
·      Promover as condições de inclusão desses alunos em todas as atividades da escola;
·      Atuar como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular; especifica que constituem o atendimento educacional especializado;
·      Acolher e orientar as famílias para que se envolva e participe do processo educacional de seu filho;
·      Informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas vigentes que asseguram a inclusão escolar;
·      Interagir de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreça o acesso do aluno com NEE ao currículo e sua interação com o grupo;
Recursos e materiais didáticos disponíveis
·      Dicionários de LIBRAS;
·      Jogos pedagógicos de LIBRAS (dominó de animais, loteria, alfa libras, calendário LIBRAS e outros);
·      Apostilas para uso do aluno;
·      Jogos lúdicos;
·      Computadores conectados a rede de internet;
·      Impressora;
·      Scaner.
Atendimento  
A sala da AEE na utilização de seus recursos multifuncionais, dos materiais pedagógicos e de outros materiais de apoio pedagógico que serão adquiridos num futuro próximo, atende alunos com as seguintes necessidades educacionais especiais:
-Deficiência auditiva;
-Altas habilidades;
-Transtornos Globais do Desenvolvimento
-Deficiência visual, múltipla e intelectual.
-Dislexia
-Síndrome de down
Avaliação
Avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais acontecera bimestralmente através de relatórios de desenvolvimento e através de ficha de acompanhamento identificada no plano de ação da professora coordenadora da sala.
4.5. Projetos

Horta na Escola

Objetivo: Dar a oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimento. Criar, na escola, uma área verde produtiva, pela quais todos se sintam responsáveis e que venha contribuir com a merenda escolar.
-Responsáveis: professores da área de Ciências com a ajuda de outras áreas.
-Período: durante o ano letivo.
Limpeza da Escola
Objetivo: Cuidar do lixo da escola, dar um destino a ele, tornando a escola mais bonita e agradável.
- Responsáveis: professores da área de ciências
- Período: durante o ano letivo.
Brincar e Aprender (Pré-escola ao 5ª ano)
Objetivo: Associar os potenciais intelectuais, afetivos, sociais e motores do aluno, dando-lhe segurança, equilíbrio e permitir o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes maiôs nos quais deve evoluir.
-Responsáveis: professor de educação física juntamente com os professores de Pré-escola ao 5º ano.
-Período: Semana do estudante e da criança.
JINT’TAN (Jogos Intercalasse: 5ª a 9ª ano)
Objetivo: Estimular o relacionamento das turmas, o espírito competitivo, o respeito mútuo e as diferenças de cada um, visando a melhoria no comportamento social de cada aluno.

- Responsável: professor de educação física

- Período: 04 dias.
FEC’TAN (Feira Cultural da Escola Tancredo de Almeida Neves)
Objetivo: Desenvolver a criatividade, o conhecimento e a busca pelo novo, criando desenvoltura.
- Responsáveis: corpo docente, discente e comunidade.
- Período: semana da cultura.
Projeto Passeio com a galera
Objetivo: Criar oportunidades para que os alunos conheçam novos lugares e novas pessoas, fazendo-o perceber que somos seres sociáveis mesmo em ambientes diferentes.
- Responsáveis: professor da turma, direção e pais de alunos.
- Período: após fins de competições.
 Palestras Educativas
Objetivo: Ampliar os conhecimentos e colocá-los em prática.
-Responsáveis: professores e convidados.
-Período: durante o ano letivo.
Projeto menina moça
Objetivo: conhecer o seu próprio corpo e aprender a valorizá-lo.
-Responsáveis: professora Cleunici
-Período: durante o ano letivo
Projeto Jogos da Amizade
Objetivo: Promover a socialização entre os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, de forma que eles possam adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não-violenta.
-Responsáveis: direção e professores de 6ª a 9ª série.
-Período: setembro.  
Projeto Baila Comigo
Objetivo: Mostrar que o nosso corpo também pode expressar grandes emoções através da arte de dançar.
- Responsável: Professora Cleunici de Oliveira Benedito
- Período: Nos eventos escolares do ano.
Projeto Páscoa Feliz
Objetivo: Conscientizar a importância da religião para o ser humano usando a semana da Páscoa para despertar em nossos alunos o espírito de confraternização.
- Responsáveis: Professores Mauro Aparecido Biserra e Cleunici de Oliveira Benedito.
- Período: abril de 2012
Projeto Jornal na Escola
Objetivo: Interagir todas as formas de comunicação, buscando a leitura e as concentrações nas principais noticiam do País e do mundo.
Responsável: Professor Nadir Roca do Nascimento
Período de execução: durante o ano letivo
Projeto de leitura
Objetivo: Estimular o gosto pela leitura nos alunos dos do 7º ano do Ensino Fundamental
Responsável: Nadir Rocha do nascimento
Período de execução: 30/03/2012 a 09/11/2012
Projeto de leitura com as turmas do 6º ao 9º ano
Objetivos: Desenvolver interesse e gosto por diferentes tipos de leitura
Responsável: Nadir Rocha do Nascimento
Período de execução: 08/02/2012 a 14/12/2012
Projeto oficinas de teatro
Objetivos: desenvolver a oralidade, ritmo, equilíbrio emocional, desenvoltura facial do aluno do 6º ano 9º ano.
Responsável: Nadir Rocha do Nascimento
Período de execução:  14/03/2012 a 13/08/2012
Projeto de leitura nas turmas de 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Responsável: Reginaldo Silva Pereira
Período de execução: 06/03/2012 a 05/11/2013
Projeto Água é vida
Objetivo: executar um projeto contendo o tema campanha educativa com o tema. Os cuidados que devemos ter com a água, tais como, a questão da economia de água, reuso e etc., com os alunos dos 6º ao 9º.
Responsável: Nadir Rocha do nascimento
Período de execução: 05/03/2013 a 05/11/2013
Projeto Verde que te quero verde
Objetivo: Proporcionar um ambiente mais saudável a comunidade escolar e também incentivar os alunos através de trabalhos no pátio da escola. 
Responsável: Professora Cleunici de Oliveira Benedito
Período de execução: durante o ano letivo.
Projeto Revisão de conteúdos e avaliações
Objetivo: Diminuir as deficiências encontradas pelos alunos nos conteúdos propostos pelos professores no plano de curso, e assim melhorar o rendimento bimestral a fim de evitar um alto índice de reprovação e também maior fixação dos conteúdos, visando qualidade no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Responsável: Direção e Professores (3º ao 9º ano)
Período de execução: Final do 2º bimestre e do 4º bimestre (realizado em uma semana).
Projeto Olimpíadas de Tabuada.  
Objetivo: Proporcionar aos alunos uma competição de conhecimentos matemáticos, formulados com base na Tabuada tradicional, visando o estudo direto e indireto da tabuada no dia-a-dia do aluno.
Responsável: Professor Mauro Aparecido Biserra.
Período de execução: meses de agosto e setembro.
5. Avaliação do P.P.E.
Por se tratar de um projeto amplo, integrado de diversos “mini projetos” que o compõe é que resolvemos avaliá-los em forma de relatórios, ao finalizar cada etapa do mesmo.  Desta forma podemos identificar o êxito e as dificuldades apresentadas no decorrer do mesmo para retificá-las de forma adequada, para que aproxime ao menos os 80% dos objetivos prepostos. Totalizando todas as realizações incluídas neste projeto é que faremos um relatório completo incluindo neste a apreciação da comunidade no período de dois anos.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves Boa Vista do Pacarana, 24 de Fevereiro de 2012.






 

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