ESTADO
DE RONDÔNIA
PREFEITURA
DE ESPIGÃO DO OESTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
EEEF TANCREDO DE ALMEIDA
NEVES
|
PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO
Ano 2012
IDENTIFICAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIDADE ESCOLAR:
EEEF TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Endereço: Av. Nossa Senhora da Conceição nº 2693, Boa Vista
do Pacarana – Espigão do Oeste –RO
Telefone (69) 34851144
ANO LETIVO:
2012
ABRANGÊNCIA:
TODOS OS FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E PAIS DA ESCOLA.
DIRETOR:
MAURO APARECIDO BISERRA
VICE-DIRETORA:
CLEUNICI DE OLIVEIRA BENEDITO
SECRETARIO GERAL:
MESSIAS ALVES DOS SANTOS
SUPERVISÃO:
REGINALDO SILVA PEREIRA
NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO OFERECIDO:
PRÉ-ESCOLA II E 1º
ANO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
NÚMERO DE ALUNOS ATENDIDOS:
PRÉ-ESCOLA: 21
1ª ANO AO 5º ANO: 184
6º ANO AO 9º ANO: 206
TOTAL DE ALUNOS: 411
Fonte:
censo 2011
|
1.
DIAGNÓSTICO
1.1.
Contextualização
1.1.1.
Histórico:
A EEEF Tancredo de Almeida Neves esta,
localizada em Boa Vista
do Pacarana, na Avenida Nossa Senhora da Conceição nº2693, telefone (69)
34851144 Distrito de Espigão do Oeste – RO, a 85 km deste. Implantada no
ano de 1985 pela comunidade, sob a jurisdição do município, para atender uma
clientela bastante significativa, provinda de várias localidades. Pessoas que
migraram para este Distrito e adjacências no período de fundação.
Suas atividades iniciaram-se neste mesmo ano
(1985) em uma escola provisória com uma única sala de aula construída em
madeira e coberta com eternit, localizada à Avenida Muiraquitã. Atendia as
primeiras quatro séries do Ensino Fundamental, por um período de dois anos,
tendo como professor o senhor Osmar Zimermann.
Em 09/03/1985 a escola iniciou suas atividades
em novas instalações. Agora na Avenida Nossa Senhora da Conceição, neste
Distrito, como Escola Multigraduada Tancredo de Almeida Neves, sob o Decreto nº
3087 de 23/10/1986. Construída em madeira com duas salas de aula e área para
refeitório entre as mesmas. Desta vez o professor Osmar Zimermann contou com o
apoio da Professora Isiléia Hamer Ludtke. Nesta época a escola contava com
trinta e quatro alunos matriculados entre a 1ª e 4ª série.
Em 1986 foi construída uma nova escola em
alvenaria com 05 salas de aula, dois blocos sanitário masculino e feminino,
murada, coberta com eternit, forrada, pintada de branco com barrado verde e
janelas de vidro. Uma dessas salas funcionava como direção, secretaria e sala
dos professores. A antiga escola passou a funcionar como biblioteca. A partir
de então as aulas passaram a ser ministradas por séries separadas.
Devido ao crescimento constante do número de
alunos vindo do curso primário, houve a necessidade de implantação de ensino de
5ª a 8ª série. A falta de vontade política, por parte do Estado, a princípio,
dificultou o anseio da comunidade, no sentido de liberação do prédio e
contratação de professores habilitados para tal fim. A vontade da comunidade
prevaleceu. Sob a liderança do senhor Reginaldo Pereira do Nascimento, em 1989,
conseguiram o prédio para instalação e profissionais contratados por conta
própria durante três meses. A partir daí o ensino para a 5ª série foi aprovado
oficialmente e mantido pelo governo, nas dependências da escola. Assim
aconteceu com as demais séries nos anos seguintes.
Foi
construída em 2001 três salas de aula melhorando muito o espaço físico da escola.
A escola possui uma quadra poli esportiva coberta.
No ano de 2007 a escola ganhou do
município com parceria do Governo do Estado ala administrativa com biblioteca,
sala de supervisão, sala dos professores, direção, secretaria e também cozinha
com dispensa e refeitório que ficou pronta em meados do mês de julho do ano de
2007.
Atualmente a escola atende uma média de 420
(quatrocentos e vinte) alunos de Pré-escola (5 anos) ao 9º ano do Ensino
Fundamental, oriundos de escola multisseriada, do Distrito e de pequenas
propriedades rurais. Funciona em dois períodos: matutino, vespertino e cede o
espaço físico no período vespertino e noturno para a EEEFEM Sete de Setembro atender
alunos do Ensino Médio no Campo em
parceria com município.
1.1.2. Contexto sócio-econômico e cultural
A Escola Tancredo de
Almeida Neves está localizada em
Boa Vista do Pacarana, na Avenida Nossa Senhora da Conceição
nº2693, no telefone (69) 34851144, distrito de Espigão do Oeste. RO, a 85 km deste.
A comunidade escolar é
formada por pequenos agricultores, produtores de leite, fazendeiros,
madeireiros, comerciantes e funcionários públicos. Na maioria são cidadãos de
baixa renda e com pouca instrução. Mas demonstram boa vontade na participação
da vida escolar dos filhos e tem participação ativa com relação às atividades
proporcionadas pela escola.
Trata-se de uma
comunidade onde a cultura (estudos) esta sendo valorizada por varias
necessidades, mas é bom lembrar que existem muitas dificuldades de algumas
comunidades para chegarem à escola o principal problema no momento é o
transporte escolar, sabemos que existe vontade política no sentido de investir
em projetos que desperte em nossa gente a vontade de elevar o seu nível
cultural.
São verdades que alguns
membros deste grupo (comunidade escolar) não valorizam novos conhecimentos
culturais, pois carregam consigo uma bagagem muito grande de conhecimentos
tradicionais, vindos de suas famílias como o cultivo de lavouras e modo de
cuidar dos animais (gado, porcos, galinhas, etc...) tudo a seu modo sem se
importar com a técnica de cultivo e criação que com certeza aumentariam sua
produção, mas podem ser úteis os conhecimentos prévios quando bem aproveitados
dentro de projetos culturais.
A distância entre a
cidade e este distrito assim como a distância entre os sitiantes e a escola são
fatores que comprometem o crescimento cultural deste povo. No primeiro caso onde a cultura esta sendo
tema de valorização da comunidade vemos a dificuldade na chegada de materiais
elementares para um bom desenvolvimento da educação. Os projetos e execução dos
mesmos estão sendo feitos por profissionais qualificados. No segundo caso (distancia entre sitiantes e
a escola) é ainda caótico, pois a comunidade não dispõe de transporte escolar
qualificado para o transporte dos alunos. São utilizados veículos que
apresentam constantemente problemas mecânicos comprometendo até dois dias
letivos numa mesma semana de aula. Estes quando quebram, os alunos precisam
escolher um destino, ou voltar para casa ou seguir para a escola, às vezes com
a barriga vazia. Essa rotina é cansativa, desgasta e pode desanimar o aluno,
vindo acarretar a evasão escolar.
Em suma podemos dizer que
além da cultura adquirida naturalmente esta comunidade demonstra hoje preocupação
em ampliar seus conhecimentos. Por outro
lado à falta de acesso aos meios culturais tais como: livros, revistas, rádios,
TVs, computadores. Outro fator que atrapalha a melhoria da escola é o fato dela
pertencer ao Estado e falta vontade política para transferir a escola para o
município em razão disto os investimentos municipais são poucos e levam este
povo a ter uma grande preocupação neste fim, devido à falta de incentivos. A escola somente com o corpo docente e
administrativo não é capaz de proporcionar a comunidade tais incentivos,
somente com a elaboração de projetos sem meios financeiros para executá-los.
(Texto baseado em dados
levantados nos últimos dois anos e 2010 e inicio de 2011)
1.2. Caracterização
a) Clientela
1.2. Caracterização
a) Clientela
A EEEF.Tancredo de Almeida Neves
atende uma clientela de 411 alunos para os dois períodos, com a
faixa etária entre 05 e 22 anos, sendo do sexo masculino de 54,25% contra
45,25% do sexo feminino. A religião católica fica com 80% dos alunos e 20% para
dividir com outras religiões. É nascido em Rondônia um total 86% de nossos
alunos que são filhos de família de agricultores que moram há vários anos em
nosso estado e os demais alunos 14% vieram de outros estados. Uma grande parte
dos familiares tem dificuldades financeiras e baixa escolaridade. Por este
motivo e outros temos alunos distantes da escola 52
km que dependem do transporte escolar. Entretanto grande
parte dos alunos são interessados e participativos.
Fonte: censo 2011
b) Professores
O quadro docente é composto
por 17 professores sendo que as idades variam de 28 a 51 anos, 14 são do sexo
feminino e 03 do sexo masculino, 15 são habilitados no nível superior, 01
formado em letras, 01 graduado em matemática, 01 graduado em Ciências Biológicas ,
01 graduado em
Educação Física 09 em pedagogia e 02 cursam Pedagogia. Com exceção de dois professores, os demais
são residentes no distrito de Boa Vista do Pacarana sendo atuantes no ensino
fundamental deste estabelecimento de ensino, alguns possuem vínculos empregatícios com o estado
trabalhando no Ensino Médio do Campo.
O tempo de serviço prestado
na escola varia de 04 meses a 18 anos.
c) Direção, Corpo Técnico e Pessoal de Apoio Administrativo.
A escola é composta por
um diretor, vice-diretora, um secretário geral, duas agentes administrativas,
um supervisor, duas merendeiras, três zeladoras, dois bibliotecários, dois
monitores de informática, dois vigias. Tendo um total de dezessete funcionários
de apoio. A idade varia entre 22 anos o
mais novo e o mais velho 51 anos, sendo 10 do sexo feminino e 07 do sexo
masculino. Com exceção de cinco funcionários todos residem no Distrito de Boa Vista
do Pacarana. Com exceção de quatro, os demais cursam nível superior.
Ressalvando que o diretor é graduado em pedagogia e pós – graduado no Ensino da
Matemática, o supervisor é graduado em Normal Superior e
pós – graduado em Gestão, Supervisão e Orientação escolar. Lembrando que alguns
continuam em busca de aperfeiçoamento. O tempo de trabalho na escola varia
entre 01 ano a 18 anos.
d) Dimensão Administrativa
A EEEF Tancredo de Almeida Neves tem
a sua área toda murada, conta com uma quadra de esportes coberta e total de
oito salas de aula, com oito quadros negros fixos, trinta e dois ventiladores
de teto, oito mesas de professores, oito cadeiras, duzentas e catorze carteiras
com cadeiras para os alunos, dois banheiros com três repartições com vasos
sanitários, possuem um poço semi – artesiano de 54 m de profundidade, têm uma
quadra poliesportiva com arquibancadas, (um palco, dois vestiários, dois
banheiros, um almoxarifado em faze de construção desde ano de 2004) e seis refletores.
Os materiais para cozinha são: duas geladeiras, três frízeres, uma pia, duas
mesas, um fogão industrial de seis bocas, um armário de cinco portas, trinta
panelas grandes, três panelas de
pressão, treze bacias de plástico, cento e cinqüenta pratos, duzentas colheres
e garfos, cento e cinquenta copos, doze botijões de gás, um liquidificador industrial,
um liquidificador . A sala dos professores tem dois banheiros, quatro
ventiladores de teto, um condicionador de ar, um armário de madeira com quinze
portas, uma mesa tipo escrivaninha de compensado, oito cadeiras de almofada, um
bebedouro com capacidade de 20
litros de água, um computador com multifuncional, uma
impressora jato de tinta e duas prateleiras industriais. A direção possui dois
armários arquivo, um ventilador de teto, uma mesa, cadeira giratória em
almofada, uma cadeira simples de almofada. A secretaria possui onze armários
arquivo industrial, uma prateleira industrial, quatro mesas para computador,
três computadores, três impressoras, um impressora multifuncional, dois
ventiladores de teto, uma cadeira giratória em almofada, duas cadeiras com
almofada, uma cadeira trançada, um balcão grande em duas partes e um jogo de
sofá sem encosto traseiro três e dois lugares. A biblioteca tem cinco
prateleira industrial, uma prateleira de madeira, dois ventiladores de teto,
três mesas redondas em compensado vinte e sete cadeiras em almofada, um computador, três
globo mundi, mapas, livros de pesquisas, revistas, livros literários, DVDs,
etc. A supervisão tem dois ventiladores, retro-projetor, uma mesa para
computador, um computador, uma impressora a lazer, duas mesas retangular em compensado, uma
cadeira de almofada, dois armários industrial, uma prateleira industrial, uma
cômoda em madeira, um arquivo industrial. A sala de informática possui uma mesa
tipo escrivaninha, dez mesas para computador um armário industrial tipo
arquivo, uma impressora a lazer, um dataschow, um projetor Proinfo, onze
computadores uma caixa amplificada NPRC 360 e outra 150, 10 estabilizadores, um
condicionador de ar, um bebedouro com capacidade de 20 litros , dezoito
cadeiras com almofadas, um microssistem e uma impressora jato de tinta. A sala da AEE funciona na sala da Supervisão
que tem 03 computadores, duas mesas para computador, um televisor 32 polegadas , um
aparelho de DVD, quadro branco, três cadeiras com almofada.
Atualmente o espaço físico da escola
encontra - se em condições de funcionamento. Precisando melhoria na pintura,
instalação elétrica, construção de duas salas de aulas, sala de vídeo, pátio
coberto, reforma nos banheiros e na quadra de esporte.
As atribuições das funções estão
definidas de acordo com seus cargos e a escola conta com alguns membros da A.P.P.
que procuram manter o bom funcionamento da mesma.
O regimento escolar foi elaborado
pela comunidade escolar, aprovado e homologado pela SEMED. E a gestão escolar é feita de uma forma
democrática e participativa da parte da administração da escola.
No início do ano letivo é feito o
plano anual para melhor desenvolvimento do corpo docente e discente. A avaliação dos acontecimentos na escola é
feita através de conselho de classe com a participação de todo o corpo docente.
É de costume fazer reuniões com os pais logo que é percebido o problema, são
chamadas reuniões direcionadas e durante o ano é feito pelo menos duas reuniões
que abrange pelo menos 90% dos pais. A não participação dos pais leva a escola
a refletir e fazer uma visita à família que não participa da vida escolar do
filho.
e) Dimensão Financeira
Todo ano a escola recebe
recursos financeiros dos programas como: PDDE, PDDE acessibilidade, PDE e
PROFMAE que a mantêm. Este dinheiro é administrado pela A P P. Com a
participação dos membros da associação são direcionados os gastos nas áreas que
apresentam maiores necessidades. Lembrando que toda a saída e entrada de
recursos são registradas para prestação de contas á comunidade. Já a merenda
escolar é servida todo o dia, sempre em dosagens corretas para evitar os
desperdícios, e assim não existe falta de merenda neste estabelecimento pode
haver improvisações modificando o cardápio de acordo com as necessidades.
f) Dimensão Jurídica
f) Dimensão Jurídica
A dimensão jurídica é
baseada na LBD, ECA, Constituição Brasileira e no Regimento Escolar.
A parte financeira é de
competência do município e no caso de Administração, a Escola segue normas de
funcionamento e gestão supervisionados por profissionais qualificados
abrangendo a área de Recursos Humanos, regida também pela Escola e comunidade
escolar.
g) Dimensão Pedagógica
Modalidade educação infantil (5 anos)
A pré-escola é destinada a
promover o desenvolvimento integral das crianças até seis anos de idade. São
espaços de formação também para os integrantes da equipe responsável e para as
famílias. Para que o trabalho tenha condições de obter bons resultados, é muito
importante que todos tenham clareza dos objetivos propostos e atuem de forma
conjunta e construtiva.
A Educação Infantil tem como objetivos:
propiciar condições adequadas para promover o bem-estar
da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e
social;
estimular o interesse da criança pelo processo de
conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
fortalecer os vínculos de família, os laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
ampliar as possibilidades de comunicação e expressão,
por meio da linguagem escrita obtendo um conhecimento linguístico para viver o
cotidiano e prepará-lo para o ingresso no ensino fundamental.
Modalidade de ensino fundamental.
A forma de organização
nas séries iniciais: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia,
Ciências, são tratadas dominantemente como atividades. Já nas séries finais do
Ensino fundamental são as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, LME Inglês,
Técnicas de Redação, Educação Física, Arte, História, Geografia, Educação Religiosa,
Educação ambiental, Ciências e Matemática.
O sistema de avaliação é baseado no
seu progresso cognitivo, afetivo e psicomotor, contextualizando em termos
sócio-econômico e cultural. Art. 109 do regimento escolar. A nota final do
bimestre resultara de resultados obtidos das seguintes avaliações:
- 50% da nota com avaliações escrita (podendo
haver mais de uma avaliação);
-10% de participação e interação dos
alunos nas atividades propostas do bimestre no decorrer do mesmo;
- 30% de trabalho e pesquisa
- 10% a presença do aluno
Avaliação de Educação Física dos
alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professo utilizara dos
seguintes instrumentos para a conclusão da nota final do aluno:
a) Exames biométricos;
b) Testes práticos (respeitando a capacidade de
cada aluno. E sempre que necessário adequar o exercício a capacidade do
educando);
c) Observações individuais;
d) Pontualidade;
e) Participação;
f) Assiduidade.
Avaliação de Educação Física dos
alunos dos anos finais do Ensino Fundamental é uma tarefa bastante complexa.
Tal complexidade fica evidente quando se tenta avaliar o aluno no âmbito do
jogo, em que, ao mesmo tempo, podem-se observar seus conhecimentos conceituais,
procedimentais e atitudinais, ou seja, ao jogar ou movimentar-se o aluno
demonstra seu conhecimento teórico, seu saber prático e suas atitudes em um
determinado âmbito social. Portanto o mesmo usa as qualidades cognitivas,
praticas e sociais ao mesmo tempo e no mesmo ambiente.
Um dos principais instrumentos de avaliação
do professor de Educação Física é a observação e analise porem podem-se
destacar outros meios pelos quais os alunos serão avaliados:
a) Participação e assiduidade
b) Aptidão física (respeitando o limite
de cada aluno)
c) Avaliação teórica
d) Trabalhos em grupo
Ressalvando que, a observação e a
análise será o principal instrumento utilizado para avaliar e quanto a questão
do critério de percentuais de pontuação, na Educação Física será seguidos os
mesmos citados acima.
O aluno terá direito em estudos de recuperação
em todos os componentes curriculares, e ocorrera no final do ano letivo.
Art.122 do regimento escolar.
A cada bimestre será realizada uma
reunião para discutir sobre o novo padrão de avaliação adotado pela escola
A avaliação dos alunos com
necessidades educacionais especiais procederá da seguinte forma:
Os
alunos com necessidades educacionais especiais estarão sujeitos aos critérios
de avaliação adotados para os demais alunos, mas com utilização de formas
alternativas de comunicação e adaptação dos materiais didáticos e dos ambientes
físicos às suas necessidades. Caso o aluno não acompanhe o mesmo ritmo dos
demais, o registro de seu desenvolvimento será realizado através de uma ficha
onde constarão suas habilidades e progresso.
Os alunos com necessidades educacionais especiais que não demonstrarem
domínio dos conteúdos escolares a escola levará em conta o crescimento do aluno
e no final do ano letivo decidirá sobre sua promoção. Cabendo a equipe gestora
o professor da sala de AEE e o professor juntamente com a família decidir sobre
seu progresso ou retenção. E a nota atribuída aos componentes curriculares será
a mínima para aprovação.
- Haverá uma sondagem diária,
arquivadas todas as atividades realizadas, quando necessário será feito
relatórios e todas as informações sobre o desenvolvimento dos alunos serão
registradas em uma ficha de acompanhamento, como previsto no Plano de Ação da professora
coordenadora da sala da AEE.
Após o encerramento de todas as médias
anuais serão feito umas verificações sobre as disciplinas consideradas pelos
professores “disciplinas de peso”, são elas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências,
Geografia e História. As seguintes análises e considerações serão feitas pela
equipe gestora :
- Após os estudos de recuperação se o
aluno que por ventura ficar com uma média anual abaixo de 6,0 em uma das
disciplinas citadas acima será feito a soma com as outras quatro disciplinas e
dividido por cinco e, se o resultado for
igual ou superior a 6,0 o aluno será aprovado. Este sistema de promoção não está prescrito no
Regimento Escolar, mas a partir de 2012, passa a ter valor regimental.
O serviço pedagógico
apresentou melhoras nos últimos anos, devido a necessidades da escola e a
preocupação da administração municipal com a educação.
A nossa proposta
curricular é baseada na realidade do aluno, sendo feita com atividades
coletivas, como por exemplo, um dos projetos desenvolvidos é o do “Meio
ambiente,” levando o aluno à reciclagem, reutilização e ao mesmo tempo
promovendo a limpeza do pátio e levando o aluno à prática de bons hábitos de
higiene.
1.3. Análise de Dados
Analisando os dados levantados percebe-se que: o índice de aproveitamento da educação de nossa escola não apresentou significativas mudanças nos últimos anos. Houve uma oscilação nas taxas de reprovação e uma diminuição expressiva do número de matrículas em todas as séries do ensino fundamental.
A escola ainda tem grandes desafios a
ser superados como:
·
É uma Escola Estadual mantida pela
prefeitura, não houve interesse do Estado em repassar em definitivo a Escola
para o município o
que leva a administração municipal a restringir a aplicação de recursos em sua
infraestrutura. Por esse motivo sua infraestrutura se encontra em péssimas
condições, necessitando de reformas;
·
Outro fator é o
transporte. Que mesmo tendo havido uma melhoria na frota, um fator climático,
que são as chuvas muito intensas, dificulta a chegada dos alunos até a escola;
·
A escola não tem como
trabalhar reforço no período contrário pelo fato da maioria dos alunos morarem
na Zona Rural, não tendo como eles se deslocarem até a escola no período
contrário;
·
Mesmo tendo uma preocupação por parte da
administração municipal na realização de concursos para a contratação de professores,
a escola enfrenta dificuldades com a falta de profissionais. Pelo fato do
distrito se localizar muito distante da cidade os professores têm dificuldades
de permanecer no local. Em muitos casos o professor nem chega a tomar posse;
·
A falta de professores
principalmente nas áreas especifica. Tendo muitas vezes que profissionais da
equipe gestora (supervisor, diretor e vice-diretor) assumir sala de aula para
suprir essa falta;
·
Os pais raramente ajudam
os filhos nos deveres de casa dificultando o trabalho do professor;
·
A resistência dos
professores mais antigos em mudar a forma de avaliar se mantendo naquele modelo
tradicional.
·
O cansaço dos alunos por
causa da distância que eles têm de se deslocar até a escola. Alguns chegam
percorrem uma distância de 52
km . Tendo que acordar muito cedo.
·
A migração de alunos que
ficam na escola no período de estiagem e voltam para a cidade no período
chuvoso;
·
O fechamento das
serrarias, forçando muitos pais a mudarem para outras localidades;
Notamos que houve um aumento
significativo na contratação de pessoal para secretaria, supervisão e outras
áreas.
Quanto aos recursos
didáticos houve uma melhoria na parte didática, tais como: Instalação da rede
de internet aquisição de CDs, DVDs, aparelhos de DVD, aparelhos de televisão,
computadores, impressoras, projetores de mídia ( Diebold e Datashow), equipamentos para
ajudar na Educação Especial, obras literárias, dicionários, livros de apoio
pedagógico, uma copiadora multifuncional para a sala dos professores. Na
relação escola e comunidade houve uma grande mudança, pois a comunidade começou
a participar dos eventos e até em contribuir com os mesmos.
Quanto aos recursos
destinados a escola houve um grande avanço. Hoje a escola conta com recursos do
PDDE, PROFMAE e PDE. Recursos esses, que contribuem para o desenvolvimento da escola.
2. Definição de Concepções
2.1. Escola que queremos
A sociedade brasileira vive um
momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, ao mesmo tempo em
que os avanços na cultura e na educação transcorrem de forma bastante lenta.
Diante
dessa conjuntura, há uma expectativa na sociedade brasileira para que a
educação se posicione na linha de frente da luta contra as exclusões,
contribuindo para a promoção e integração de todos os brasileiros, voltando-se
à construção da cidadania, não como meta a ser atingida num futuro distante,
mas como prática efetiva.
Nossa escola, na
perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da
cultura da sua própria comunidade e, ao mesmo tempo buscar ultrapassar seus
limites, proporcionando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais
o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente
relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, como no que faz
parte do parâmetro universal da humanidade.
Uma escola que zele pelo
aprendizado do aluno para superar retenção repentina;
Uma escola que pertença somente ao
município para facilitar a aplicação de recursos por parte da administração
municipal;
Uma maior participação dos pais na
vida escolar de seus filhos para melhorar o trabalho do professor;
Uma escola com um ambiente
aconchegante. Para isso necessita de pintura, a construção de mais duas salas
de aula e um pátio coberto.
Profissionais
da educação e pais preocupados com o processo educativo. Como a adoção de novas
metodologias por parte dos professores e um melhor acompanhamento por parte dos
pais;
Uma escola que faça
estudos sobre suas ações. Principalmente sobre a avaliação.
Para a valorização do
exercício da democracia e aumentar o vínculo entre escola e comunidade escolar,
os elaboradores do projeto propõe a eleição direta de diretor e vice, estando
aptos a se candidatar para a ocupação do cargo: professores da escola com
especialização em direção escolar, na ausência de um especializado que o
candidato tenha a licenciatura em pedagogia. Professores
com outras licenciaturas só poderão se candidatar ao cargo caso não haja
interesse de nenhum pedagogo da escola pelo cargo. Estarão aptos a votar: alunos (maiores de 16
anos), pais de aluno ( ou o responsável pelo aluno na escola), professores e funcionários.
Ficando facultado ao
atual diretor e vice, independente de suas escolaridades, candidatarem para os
cargos que ocupam ou formar chapa com outro.
2.2. Missão
A EEEF Tancredo de Almeida Neves visa proporcionar uma
educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições
para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos
necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de
participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada
vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na
construção de uma sociedade democrática e não excludente.
3. Priorização de necessidades
-
Buscar
ajuda da comunidade escolar para manutenções físicas da escola, pois esta
participação enriquece e valoriza a própria comunidade.
-Participação
ativa dos pais nos eventos escolares visando um bom relacionamento entre professores
e alunos. Pois o gostar dos pais pela escola e professores evitará a exclusão.
-Buscar
melhorias nas áreas de literatura, pesquisa, esporte e palestras educativas com
o apoio do corpo pedagógico e da própria comunidade.
-Trazer
eventos culturais a fim de melhorar o relacionamento de alunos e comunidade com
o meio social dos mesmos.
-Lutar
em busca de melhorarmos o laboratório de informática, como: a melhoria da infraestrutura e a aquisição de
mais computadores e melhoria no sinal da internet. Sabemos que depende de
vontade política para nossos alunos ter uma educação globalizada.
-Reforma geral na escola, construção
de duas salas de aula e a construção de um pátio coberto;
-Incentivo para os professores que
residirem no local.
-Adoção de novas metodologias pelos
professores para facilitar o processo avaliativo.
- Mudança
no sistema de avaliação
-Realizar estudos sobre avaliação.
4. Plano Estratégico da Escola
4.1. Objetivos
Garantir melhorias nas condições físicas da escola e ampliando as possibilidades do uso das tecnologias da comunicação e da informação.
Finalmente, é preciso estimular, de fato, o
envolvimento e a participação democrática e efetiva da comunidade e dos pais
nas diferentes instâncias do sistema educativo e, especialmente, criar
mecanismos que favoreçam o seu envolvimento no projeto educativo da escola.
4.1.1 Objetivos Específicos
4.1.1 Objetivos Específicos
· Reconhecer o nível de aprendizagem do aluno e suas formas
de expressão;
·
Avaliar o aluno
individualmente, verificando erros e acertos, buscando a recuperação do mesmo;
·
Dar condições ao aluno
de liberdade, afeto e organização, elemento constante para um bom
desenvolvimento do trabalho do aluno;
·
Despertar o interesse
da comunidade, para termos uma educação de qualidade e na preservação da
estrutura física da escola;
·
Aumentar o nível de
conhecimento do aluno;
·
Manter a qualidade da merenda escolar;
·
Diminuir o índice de
repetência e evasão;
·
Proporcionar grupo de
estudo para trabalho, integrando aluno e professor;
·
Promover palestras e
projetos como forma de incrementar o processo Ensino Aprendizagem.
·
Proporcionar aos
alunos momento de lazer e cultura, através de modalidades esportivas, gincanas
e passeios.
4.2. Metas
·
Realização
dos projetos no decorrer do ano letivo (Projetos culturais, sócio educativos,
esportivos, etc.);
·
Ampliação
da área de lazer para o dia – a – dia dos alunos (5 e 6 anos) e da comunidade,
que será feita até Setembro de 2013
·
A
valorização do profissional da educação para a comunidade, no decorrer do ano
letivo;
·
Incentivar
a participação dos pais no acompanhamento dos filhos no decorrer do ano letivo;
·
Profissionais
qualificados para as áreas de: diretor, vice-diretor, supervisor, professores
para manutenção do quadro permanente da escola para melhorar e realizar com
êxito a tarefa educativa no decorrer do ano letivo;
4.3. Estratégias
- Fazer
um documento e encaminhar a administração do município solicitando a reforma da
escola, a construção de duas salas de aula e construção de pátio coberto.
-
solicitar da administração municipal que normatize a eleição para
diretores.
-
aproveitar os recursos destinados a escola dos vários programas para a compra
de material de material didático e equipamentos de apoio pedagógicos.
-Para a realização de
projetos, durante o ano letivo serão divididos grupos que tenham os mesmos
ideais, professores e alunos.
-Para ampliação da área
de lazer a comunidade terá um papel muito importante não só na mão de obra, mas
também com ideias, de jardinagens, espaço geográfico e a própria participação
no espaço criado.
-A escola promoverá
grupos de estudo com a participação dos alunos enfatizando assuntos polêmicos
como “drogas, sexo e bulling”. Os professores serão os mediadores e juntos aos
alunos produzirão teatros, cartazes e jornais.
-Através de reuniões com
os pais cada professor fará uma pequena apresentação de seu plano bimestral,
com isso os pais terão ideia do trabalho de cada um, podendo assim participar e
valorizar o trabalho deles.
-Enviar aos pais
documentos com o propósito de incentivá-los a ajudar na participação de um
processo democrático da escola. Lembrando-os que uma pequena contribuição,
participação e acompanhamento ao seu filho farão com que todos se sintam bem.
-Conscientizar a
comunidade da importância dessas metas e estratégias e juntos buscar recursos
aos órgãos competentes.
Para isso devemos realizar
campanhas que visam o benefício da escola, alunos e comunidade. E fazer assim
jus o direito que temos como cidadãos a uma educação de qualidade. Levando em
consideração também o direito que temos ao esporte, o lazer e a cultura.
4.4. Ações direcionadas
- Realização de
avaliações para identificar as dificuldades dos alunos;
- Realizações de
reuniões para haver um acompanhamento conjunto; entre professor e pai de
alunos;
- Desenvolver atividades pedagógicas recreativas de Língua Portuguesa e
de preservação do meio ambiente nas turmas de 1º ao 5º ano;
- Desenvolver debates em sala de aula comparando textos com o dia-dia do
aluno, com os alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamenta;
- Promover concurso de poesia;
- Promover confecção de cartazes e panfletos para a melhoria da produção
e interpretação de textos e compreensão da realidade social com os alunos dos7°
e 8º anos.
- Disponibilizar horários diferenciados na semana para atendimentos dos
alunos que apresentam dificuldades nos componentes curriculares críticos;
- Elaborar um cronograma contendo dias e horário das atividades
pedagógicas recreativas de língua portuguesa;
- Promover gincana envolvendo todos os alunos da turma para despertar o
gosto pela a leitura.
- Trabalhar escrita e leitura com
todos os alunos. Dando prioridade aos que tem mais dificuldade e aos que aos
que ficaram retidos no ano anterior.
- Elaborar fichas de sílabas para a junção dos alunos que ficaram retidos
com o restante dos alunos.
- Disponibilizar reforço para alunos com baixo rendimento.
- Introduzir no cotidiano dos alunos jogos pedagógicos que já contem na
escola para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Promover atividades recreativas em que os números estejam presentes,
juntamente com o professor de educação física Marcel Sens.
4.4.1. Ações direcionadas
relativas à sala AEE (Atendimento Educacional especializado)
Objetivo Geral
Complementar ou suplementar a
formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de
acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena
participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Objetivos Específicos:
·
Favorecer o atendimento especializado dentro da
escola;
·
Especificar no planejamento anual todas as metas
a serem atingidas no Decorrer do ano letivo;
·
Promover a inclusão dentro da escola;
·
Promover atividades de inclusão dentro da escola
que envolva a família e a sociedade nesse processo;
Metas do professor:
· Valorizar os recursos destinados a acessibilidade
que serão aplicados no ano de 2012;
· Elaborar um calendário contendo dia e horário
de atendimento na sala da AEE;
· Disponibilizar tempo necessário para atendimento
na AEE;
· Promover as condições de inclusão desses
alunos em todas as atividades da escola;
· Atuar como docente, nas atividades de
complementação ou suplementação curricular; especifica que constituem o
atendimento educacional especializado;
· Acolher e orientar as famílias para que se
envolva e participe do processo educacional de seu filho;
· Informar a comunidade escolar acerca da
legislação e normas vigentes que asseguram a inclusão escolar;
· Interagir de forma colaborativa com o
professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreça
o acesso do aluno com NEE ao currículo e sua interação com o grupo;
Recursos e materiais didáticos
disponíveis
· Dicionários de LIBRAS;
· Jogos pedagógicos de LIBRAS (dominó de
animais, loteria, alfa libras, calendário LIBRAS e outros);
· Apostilas para uso do aluno;
· Jogos lúdicos;
· Computadores conectados a rede de internet;
· Impressora;
· Scaner.
Atendimento
A sala da AEE na utilização de
seus recursos multifuncionais, dos materiais pedagógicos e de outros materiais
de apoio pedagógico que serão adquiridos num futuro próximo, atende alunos com
as seguintes necessidades educacionais especiais:
-Deficiência auditiva;
-Altas habilidades;
-Transtornos Globais do
Desenvolvimento
-Deficiência visual, múltipla e
intelectual.
-Dislexia
-Síndrome de down
Avaliação
Avaliação dos alunos com
necessidades educacionais especiais acontecera bimestralmente através de
relatórios de desenvolvimento e através de ficha de acompanhamento identificada
no plano de ação da professora coordenadora da sala.
4.5. Projetos
Horta na Escola
Objetivo: Dar a
oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como
alimento. Criar, na escola, uma área verde produtiva, pela quais todos se
sintam responsáveis e que venha contribuir com a merenda escolar.
-Responsáveis:
professores da área de Ciências com a ajuda de outras áreas.
-Período: durante o ano letivo.
Limpeza da Escola
Objetivo: Cuidar do lixo
da escola, dar um destino a ele, tornando a escola mais bonita e agradável.
- Responsáveis:
professores da área de ciências
- Período: durante o ano letivo.
Brincar e Aprender (Pré-escola ao 5ª ano)
Objetivo: Associar os
potenciais intelectuais, afetivos, sociais e motores do aluno, dando-lhe
segurança, equilíbrio e permitir o seu desenvolvimento, organizando
corretamente as suas relações com os diferentes maiôs nos quais deve evoluir.
-Responsáveis: professor
de educação física juntamente com os professores de Pré-escola ao 5º ano.
-Período: Semana do estudante e da
criança.
JINT’TAN (Jogos Intercalasse: 5ª a 9ª ano)
Objetivo: Estimular o
relacionamento das turmas, o espírito competitivo, o respeito mútuo e as
diferenças de cada um, visando a melhoria no comportamento social de cada
aluno.
- Responsável: professor de educação física
- Período: 04 dias.
FEC’TAN (Feira Cultural da Escola Tancredo de Almeida Neves)
Objetivo: Desenvolver a
criatividade, o conhecimento e a busca pelo novo, criando desenvoltura.
- Responsáveis: corpo docente, discente e
comunidade.
- Período: semana da cultura.
Projeto Passeio com a galera
Objetivo: Criar oportunidades para que os alunos conheçam novos lugares e
novas pessoas, fazendo-o perceber que somos seres sociáveis mesmo em ambientes
diferentes.
- Responsáveis: professor da turma, direção e
pais de alunos.
- Período: após fins de competições.
Palestras
Educativas
Objetivo: Ampliar os conhecimentos e colocá-los
em prática.
-Responsáveis: professores e convidados.
-Período: durante o ano letivo.
Projeto
menina moça
Objetivo: conhecer o seu próprio corpo e
aprender a valorizá-lo.
-Responsáveis: professora Cleunici
-Período: durante o ano letivo
Projeto Jogos da Amizade
Objetivo: Promover a
socialização entre os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, de forma
que eles possam adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em
situações esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não-violenta.
-Responsáveis: direção e professores de 6ª a 9ª série.
-Período: setembro.
Projeto Baila Comigo
Objetivo: Mostrar que o nosso corpo também pode expressar grandes
emoções através da arte de dançar.
- Responsável: Professora
Cleunici de Oliveira Benedito
- Período: Nos eventos
escolares do ano.
Projeto Páscoa Feliz
Objetivo: Conscientizar a
importância da religião para o ser humano usando a semana da Páscoa para
despertar em nossos alunos o espírito de confraternização.
- Responsáveis:
Professores Mauro Aparecido Biserra e Cleunici de Oliveira Benedito.
- Período: abril de 2012
Projeto Jornal na Escola
Objetivo:
Interagir todas as formas de comunicação, buscando a leitura e as concentrações
nas principais noticiam do País e do mundo.
Responsável: Professor Nadir Roca do Nascimento
Período de execução: durante o ano letivo
Projeto de leitura
Objetivo:
Estimular o gosto pela leitura nos alunos dos do 7º ano do Ensino Fundamental
Responsável: Nadir
Rocha do nascimento
Período de execução: 30/03/2012 a 09/11/2012
Projeto de leitura com as turmas do 6º ao 9º ano
Objetivos: Desenvolver
interesse e gosto por diferentes tipos de leitura
Responsável:
Nadir Rocha do Nascimento
Período de execução: 08/02/2012 a 14/12/2012
Projeto oficinas de teatro
Objetivos: desenvolver
a oralidade, ritmo, equilíbrio emocional, desenvoltura facial do aluno do 6º
ano 9º ano.
Responsável:
Nadir Rocha do Nascimento
Período de execução: 14/03/2012 a 13/08/2012
Projeto de leitura nas turmas de 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Responsável:
Reginaldo Silva Pereira
Período de execução: 06/03/2012 a 05/11/2013
Projeto Água é vida
Objetivo: executar um projeto
contendo o tema campanha educativa com o tema. Os cuidados que devemos ter com
a água, tais como, a questão da economia de água, reuso e etc., com os alunos
dos 6º ao 9º.
Responsável: Nadir Rocha do
nascimento
Período de execução: 05/03/2013 a 05/11/2013
Projeto Verde que te quero verde
Objetivo: Proporcionar um ambiente mais saudável a
comunidade escolar e também incentivar os alunos através de trabalhos no pátio da
escola.
Responsável: Professora Cleunici de Oliveira Benedito
Período de execução: durante o ano letivo.
Projeto Revisão de conteúdos e avaliações
Objetivo: Diminuir as deficiências encontradas pelos alunos nos
conteúdos propostos pelos professores no plano de curso, e assim melhorar o
rendimento bimestral a fim de evitar um alto índice de reprovação e também
maior fixação dos conteúdos, visando qualidade no processo de ensino
aprendizagem dos alunos.
Responsável: Direção e Professores (3º ao 9º ano)
Período de execução: Final do 2º bimestre e do 4º bimestre (realizado
em uma semana).
Projeto Olimpíadas de Tabuada.
Objetivo: Proporcionar aos alunos uma competição de
conhecimentos matemáticos, formulados com base na Tabuada tradicional, visando
o estudo direto e indireto da tabuada no dia-a-dia do aluno.
Responsável: Professor Mauro Aparecido Biserra.
Período de execução: meses de agosto e setembro.
5. Avaliação do P.P.E.
Por se tratar de um
projeto amplo, integrado de diversos “mini projetos” que o compõe é que
resolvemos avaliá-los em forma de relatórios, ao finalizar cada etapa do
mesmo. Desta forma podemos identificar o
êxito e as dificuldades apresentadas no decorrer do mesmo para retificá-las de
forma adequada, para que aproxime ao menos os 80% dos objetivos prepostos.
Totalizando todas as realizações incluídas neste projeto é que faremos um
relatório completo incluindo neste a apreciação da comunidade no período de
dois anos.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves Boa Vista do Pacarana, 24 de Fevereiro de 2012.
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